segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tema 3 - Tópicos em Teoria e Análise Crítica da Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura como manifestação política

A arquitetura, de forma generalizada, é vista por muitos como a arte decorativa. O que a maioria não enxerga é que a mesma se estende é que a mesma se estende da decoração - e suas pompas - à forma como uma cidade se desenvolve. Porém a primeira forma é colocada diretamente pelas administrações públicas, que insiste em mostrar a arquitetura como a criação física, estrutural e prática.

A questão que deve-se chegar é a da compreensão íntegra da formulação de políticas públicas com a arquitetura, que traria um amadurecimento da democracia sobre a gestão dos territórios.
Uma articulação entre essas administrações públicas, em níveis como municipal, estadual e federal, ou até mesmo da cidade, em si, diretamente com esses diversos órgãos, poderiam construir este fomento institucional à arquitetura, seja através de canais de discussões ou por formulação de políticas, mas fundamentalmente na articulação e potencialização de ações e decisões que são tomadas diariamente. Este fato não causaria aumento nos custos, pelo contrário, construiria uma racionalidade da gestão sobre o território, o que poderia gerar economia para os cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário